top of page

10 Reflexões do professor Roney Cozzer

UMA AULA…

Uma aula não deve ser “só uma aula”. Deve ser um espaço libertador, motivador e fomentador para o crescimento dos nossos alunos. Uma aula deve ser sempre “a aula”, e isso sempre que ela ocorrer. Dever ser desejada, deve ocupar nosso pensar. Uma aula pode ser o “terremoto” que mudará o curso de um rio”.


A ETERNIDADE DE DEUS

“Dizer que Deus é eterno é afirmar que Ele não está incluído, em Sua existência, na temporalidade. O tempo como o conhecemos não está incluído na existência divina. A eternidade divina indica também a independência de Deus em relação a todas as demais criaturas. Ele não depende de agentes externos para vir à existência, até porque Ele nunca veio à existência. Ele sempre existiu. Jesus irá dizer: “…o Pai tem vida em si mesmo” (Jo 5.26). A existência de Deus é tão singular, nesse sentido, que de certa forma é até impróprio afirmar que “Deus existe”. Na verdade, “Ele é”! Exclama o profeta: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou” (Is 43.13).


AJUDANDO OUTROS NA CAMINHADA

“Um propósito particular: ao ver que alguém passará por um caminho pelo qual eu mesmo já passei, me esforço sempre para tornar mais fácil esse percurso para esse alguém” (Roney Cozzer).


BOA FRUSTRAÇÃO

“Estou frustrado! A cada dia descubro o quanto não sei. Estou insatisfeito com isso. Por isso mesmo, estou cada vez mais motivado a aprender mais. Convivo, portanto, com uma insatisfação motivadora” (Roney Cozzer).


VALOR DESPERCEBIDO

“Algumas coisas são para nós como a luz do Sol: estão sempre conosco, nos são tão familiares, são tão cotidianas para nós, que por isso mesmo só percebemos a sua importância quando nos faltam” (Roney Cozzer).


IDIOTICE

“As convicções teológicas e cristãs que tenho e que professo me tornam um verdadeiro idiota para muitos acadêmicos. Isso me incomoda, eu confesso. Mas quando penso em grandes homens e mulheres que com as mesmas convicções que eu foram tremendamente usados por Deus para grandes obras e contribuições, então eu penso: “Uau! Estou na companhia de grandes “idiotas”. Vou ficar por aqui mesmo”.

curso de teologia online
Invista em sua formação ministerial

MORRER PARA CRISTO

“Martin Luther King disse que havia subido a montanha e visto a glória do Senhor pouco antes de levar um tiro. Lutero reafirmou sua confiança nas doutrinas que havia pregado durante toda a vida. O Dr. Jones disse-lhe ao pé do ouvido: “Dr. Lutero, desejas manter-te firme nas doutrinas que tens pregado? Resistem elas às agonias da morte”. Ele respondeu: “Sim, mil vezes sim!”. Um ano antes de morrer, o filósofo e teólogo Tomás de Aquino não quis mais escrever, em face das experiências espirituais que vinha tendo. Considerou seus escritos como nada diante daquilo. Bonhoeffer, o mártir alemão, à alguns metros da forca ouviu de alguém que o seu fim havia chegado; ele, contudo, respondeu que não: “É o começo!”, disse ele. O maior homem que já cruzou o horizonte desse mundo, ao ver a cruz, e a sua morte, desejou que a vontade de Deus prevalecesse, a despeito da sua própria! Ó Deus, dá-me a graça de morrer assim!”


PECADOR É O MEU NOME!

“Muitas vezes me sinto triste durante as minhas pregações por saber que eu sou um pecador pior do que os meus ouvintes. Que bom! Isso me tira do púlpito e me permite falar sentado ao lado dos meus ouvintes, face a face. A distância protetora é rompida, o orgulho esmagado, a ostentação perde o sentido… o resultado? Um pecador falando das grandezas de Deus a outros pecadores. O que é isso? Um milagre chamado “pregação”.


MENSAGEM E VIDA

“É interessante notar que nos discursos de Jesus o fazer sempre foi enfatizado em relação ao viver. Em outras palavras, a árvore é conhecida por seus frutos, por suas ações. Não basta apenas dizer. Para Jesus, é possível a verdade estar na boca de um hipócrita, todavia, “façam o que eles dizem, mas não que fazem”. A vida cristã precisa ser uma imitação de Cristo. O mundo deve ver Cristo manifestado na Igreja. Como poderá a sociedade ver Cristo? Através de nós, cristãos! “… e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11.26). Para Tomás de Kempis, aquele que “quiser compreender e saborear toda a plenitude das palavras de Cristo deve esforçar-se em conformar com Ele toda a própria vida”. Aí está o edificar a casa sobre a rocha. Viver conforme Cristo; viver conforme a mensagem, não apenas proferi-la”.


USOS E COSTUMES

"Com relação a usos e costumes, percebo duas problemáticas em nossas igrejas, hoje. A primeira é que muitos irmãos manipulam textos bíblicos para dizer “use isso e aquilo”, e “não usem isso e não usem aquilo”, quando na verdade esses textos bíblicos em sua grande maioria, nada tem que ver com esses usos e costumes. Outro problema que percebo são as pessoas tomando como base uma pretensa “liberdade cristã” para portarem-se de qualquer maneira, sem pudor e sem vergonha de exibir sua sensualidade. A ética cristã exarada no Novo Testamento indica equilíbrio na vida cristã, denotando uma moralidade elevada refletida em nossa conduta. Brota no interior, mas explode externamente. A verdadeira espiritualidade cristã acontece no recôndito da nossa intimidade, quando ninguém vê, mas produz um testemunho visível ao mundo.


Autor. Roney Cozzer é  mestre em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR), na linha de pesquisa Leitura e Ensino da Bíblia. É autor de diversos livros, palestrante e professor de Teologia. É o administrador pedagógico do Instituto CRER & SER e atua como gerente no NEAD (Núcleo de Educação a Distância) da Faculdade Unilagos, em Araruama, Rio de Janeiro, onde reside atualmente.

Se desejar, confira todo o Currículo Lattes do professor aqui

コメント


© 2019 Instituto de Educação Crer & Ser

Teologia de verdade

Siga a gente:

  • Facebook Crer e Ser
  • White Instagram Icon
  • YouTube Crer e Ser
bottom of page